FTC perspectiva adquirir 400 autocarros

FTC perspectiva adquirir 400 autocarros

O Fundo de Transportes e Comunicações (FTC) projecta adquirir, a breve trecho, 390 novos autocarros, no âmbito dos esforços com vista à melhoria dos serviços de transporte público de passageiros nas principais cidades e capitais do país.

Deste universo, 150 unidades são destinadas à Região Metropolitana do Grande Maputo, que engloba as cidades de Maputo e Matola e as vilas de Boane e Marracuene, onde o fluxo diário ascende a um milhão de passageiros.

Os meios poderão ser alocados às empresas municipais de transporte de passageiros ou ainda às cooperativas que operam em vários corredores rodoviários nacionais.

De acordo com o “Notícias”, o FTC está à procura de 100 autocarros de grande dimensão movidos a Gás Natural Veicular (GNV) e os restantes 50 de porte médio, também que funcionam com o mesmo combustível, todos destinados à área metropolitana de Maputo.

Para as capitais provinciais serão alocadas 100 viaturas de médio porte movidos a diesel, facto que deverá facilitar o acesso ao transporte público nas áreas rurais e periurbanas.

Por fim, de acordo com os documentos do concurso público, citado pelo jornal, 40 autocarros serão direcionados ao transporte de funcionários públicos em diversas instituições.

A aquisição dos meios circulantes vai melhorar a oferta de transporte público urbano e, consequentemente, reduzir o tempo de espera nas paragens.

A Empresa Municipal de Transporte de Passageiros de Maputo (EMTPM) precisa de 300 autocarros para responder à demanda na região metropolitana de Maputo. Actualmente, dispõe de 109 meios operacionais, com uma média de oferta de 65, número insuficiente para suprir o défice.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.