Uma fotografia registada durante uma actividade da Missão de Assistência Militar da União Europeia em Moçambique (EUMAM MOZ), em coordenação com as Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM), foi selecionada para integrar a exposição “Celebrating 25 Years of Women, Peace and Security”, inaugurada esta terça-feira, (4), no edifício do Serviço Europeu de Ação Externa (EEAS), em Bruxelas.
De acordo com uma nota de imprensa, a imagem, captada em Catembe pelo Alferes João Feliciano, da Força Aérea Portuguesa, foi escolhida para integrar a mostra que destaca o papel das mulheres na promoção da paz e da segurança.
A exposição, inaugurada pela Alta Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, Kaja Kallas, assinala os 25 anos da Resolução 1325 do Conselho de Segurança das Nações Unidas, que lançou as bases da Agenda Mulheres, Paz e Segurança.
A EUMAM MOZ é uma missão não executiva com um mandato até junho de 2026, que apoia as Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) com o objectivo de reforçar a sustentabilidade das Forças de Reação Rápida (QRF) de Moçambique, integrando-as num ciclo operacional robusto e autónomo.
Atualmente, é comandada pelo Comodoro César Pires Correia e integra 83 militares, de 12 nacionalidades.


Deixe uma resposta