Ford lança carro com peças de plástico reciclado no mar. O primeiro do mundo

A Ford tornou-se, esta terça-feira, na primeira empresa de veículos a produzir peças para carro à base de matérias sustentáveis, no caso, o plástico oceânico 100% reciclado. O recém-lançado Ford Bronco Sport contempla os primeiros conjuntos de clipes de cablagem (conjunto dos cabos necessários a determinado equipamento ou serviço de transmissão) feitos com fios de rede-de-pesca de plástico descartado. É uma pequena parte, porém importante!

Invisíveis aos ocupantes dos veículos, os clipes de cabos do Bronco Sport, que pesam cerca de cinco gramas, fixam-se aos lados dos bancos da segunda fila do Bronco Sport e guiam os fios que alimentam os airbags de cortina lateral. A durabilidade do matéria é incontestável.

Os plásticos reciclados proporcionam um material durável e de baixo custo, comparável ao plástico à base de petróleo, com 10% de poupança de custos e que requer menos energia para produzir

A resistência e durabilidade do material de nylon é igual à das peças anteriormente utilizadas à base de petróleo, mas com uma poupança de custos de 10% e que requerem menos energia para produzir. As peças pequenas representam um grande primeiro passo nos planos da empresa para produzir outras peças de plástico oceânico reciclado em outros modelos.

O material é recolhido pelos trabalhadores no Oceano Índico e no Mar Arábico, promovendo uma vida marinha mais saudável, reduzindo os resíduos dos aterros e proporcionando empregos.

“Este é outro exemplo da Ford a liderar a missão de sustentabilidade”, disse Jim Buczkowski, vice-presidente de investigação e Henry Ford technical fellow. “É um grande exemplo de economia circular, e embora estes clipes sejam pequenos, são um importante primeiro passo nas nossas explorações para utilizar plásticos oceânicos reciclados para peças adicionais no futuro”.

Durante mais de duas décadas, a Ford tem utilizado plásticos reciclados não recolhidos dos oceanos para produzir várias peças para automóveis. Mais recentemente, o fabricante de automóveis utilizou garrafas de água recicladas para produzir escudos de baixo da carroçaria leves e aerodinâmicos, que reduzem o ruído, no Ford Escape 2020.

Partilhar este artigo