Ruandeses poderão garantir segurança durante eleições em Quissanga Para isso, as forças ruandesas estão a construir um acampamento na Aldeia 19, no cruzamento de Bilibiza, no distrito de Quissanga, província de Cabo Delgado.
Localmente a informação que circula é de que o acampamento visa garantir a segurança durante e depois das eleições gerais de 9 de Outubro próximo.
O distrito de Quissanga é dos mais devastados pelo terrorismo. Em Março passado, os terroristas assaltaram a sede do distrito e assassinaram várias pessoas, incluindo o comandante distrital da Polícia e os colegas que o acompanhavam.
Neste momento a segurança do distrito é garantida pelas forças armadas moçambicanas, mas grande parte da população encontra-se fora do distrito.
A maioria está nos centros de acomodação em Metuge, Bilibiza Mahate e Pemba e não equaciona retornar, por dois motivos: primeiro, o distrito continua a registar ataques terroristas e a protecção militar é considerada fraca, por isso, a vila é constantemente ocupada pelos terroristas; segundo, muitos viram as suas casas destruídas pelos terroristas.
A fraca protecção militar e possível traição dentro do exército nacional está a fazer com que parte da população aceite colaborar com terroristas em troca de segurança. Em Quissanga três partidos políticos realizam a campanha eleitoral, nomeadamente a Frelimo, a Renamo e o MDM.
O partido Frelimo está a realizar a sua campanha desde o primeiro dia, diferentemente dos outros dois que iniciaram muito mais tarde. (CIP Eleições)
Deixe uma resposta