FMI discute com Governo moçambicano sustentabilidade fiscal antes de novo desembolso

FMI discute com Governo moçambicano sustentabilidade fiscal antes de novo desembolso

O representante do Fundo Monetário Internacional (FMI), revelou hoje, estar a discutir com Governo moçambicano, medidas de sustentabilidade fiscal antes de ser feito novo desembolso do programa de apoio.

Segundo Alexis Meyer-Cirkel, que falava hoje, durante um evento de apresentação das perspectivas económicas regionais, em Maputo, “agora é necessário avaliar se aquilo que já foi feito é suficiente” ou “o que mais pode ser feito para se chegar a uma visão conjunta daquilo que é a sustentabilidade fiscal”.

À Lusa, o representante do FMI em Moçambique, detalhou que, “isso, no final das contas, é o valor importante, num diálogo que revê um pouco daquilo que aconteceu e olha bastante para aquilo que está por vir, procurando sobreposição de ideias de como se chega a essa sustentabilidade nos próximos 12 meses e depois nos anos por vir”.

Entretanto, quanto ao prazo para desfecho da conversa, Alexis Meyer-Cirkel avançou que “a previsão é que ela termine logo”.

“É uma conversa que segue. Tivemos bastante avanço em muitos pontos e nalguns há essa necessidade de diálogo, ainda. A esperança é que se conclua logo”, afirmou Meyer-Cirkel.

Para o representante do FMI, é provável “que os desvios fiscais que aconteceram no final do ano”, com a implementação da Tabela Salarial Única (TSU) tenham criado outros “desvios” em relação “ao que era a dinâmica prevista por parte do Governo”, numa altura em que tem de cumprir um memorando de metas e reformas que sustenta o programa de apoio financeiro de 450 milhões de dólares até 2025, aprovado pelo FMI há um ano.

“Isso não significa que não se vai fazer a revisão” em curso e respectivo desembolso, realçou Alexis Meyer-Cirkel, referindo que o registo de desvios em relação aos planos estabelecidos “acontece na maioria dos países” e apontando o exemplo de “choques” com a vaga inflacionista.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.