O governo não medirá forças para a concretização da meta de electrificar todos os postos administrativos do país até 2024, um dos objectivos prioritários do Executivo no presente quinquénio.
O compromisso foi reiterado sábado pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, no posto administrativo de Namaponda, distrito de Angoche, na província de Nampula, após a inauguração da rede eléctrica local.
O Chefe do Estado sublinhou que com acções concretas, como a electrificação de Namaponda, promovem-se investimentos que potenciam a pesca, turismo, agro-pecuária e recursos minerais, entre outras actividades, numa lógica de acréscimo de valor com impacto directo no comércio e industrialização e a consequente criação de emprego para jovens e a geração de renda para as famílias.
Nyusi salientou que, com a energia eléctrica em Namaponda, estão removidas as barreiras às iniciativas privadas na indústria de agro-processamento, havendo grande expectativa de que o posto administrativo venha a registar mais investimentos para o desenvolvimento industrial, comercial e turístico. Por outro lado, disse, a energia deverá catalisar o saneamento do meio, higiene e organização do posto administrativo.
“Por isso, é preciso que as autoridades locais apostem na massificação do uso desta energia. É preciso também que os líderes comunitários apostem no combate à vandalização de equipamentos eléctricos de modo a garantir a sua longevidade, em benefício da comunidade”, apelou.