O Presidente da República, Filipe Nyusi, afirmou esta segunda-feira que a reabertura do porto e do aeródromo de Mocímboa da Praia, afectados durante os ataques terroristas, representa o “restabelecimento progressivo da normalidade” em Cabo Delgado.
Nyusi, que falava ontem, durante a inauguração das obras de reabilitação do porto de Mocímboa da Praia, afirmou que “este é um sinal inequívoco no restabelecimento progressivo da normalidade e, no caso concreto, com um impulso sobre a mobilidade de pessoas e bens que favorece a actividade económica de diversos sectores”.
“O dia de hoje representa um marco que simboliza a consolidação, primeiro da unidade nacional, a nossa vontade inabalável de defender a nossa soberania, os nossos valores históricos e culturais, a nossa identidade, considerando o facto de que Moçambique é um Estado unitário e indivisível”, disse Filipe Nyusi, citado pela Lusa.
O chefe de Estado moçambicano acrescentou que “não é com acção de armas letais, com a decapitação de crianças, mulheres, jovens e velhos indefesos ou com a destruição de infra-estruturas socioeconómicas que qualquer grupo de pessoas irá impor doutrinas alheias à nossa consciência social”. “A consciência e a vontade dos moçambicanos foram forjadas e enraizadas em valores profundos da convivência pacífica entre nós, sem distinção de etnias ou crenças religiosas”, frisou.
As infra-estruturas do aeródromo e do porto de Mocímboa da Praia foram destruídas na noite de 04 de Agosto 2020, por os grupos armados que têm protagonizado ataques em Cabo Delgado desde 2017.
Para tal, as obras de reabilitação destas infra-estruturas começaram após a estabilização da situação de segurança, com chegada das forças estrangeiras em Julho de 2021, nomeadamente do Ruanda e a da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC).
No porto de Mocímboa da Praia, pelo menos 7 milhões de dólares foram investidos no novo cais de atracação e na conclusão do sistema de sinalização do canal, mas a reabilitação, que vai continuar, tem orçamento total de 30 milhões de dólares, enquanto a reabilitação do aeródromo está orçada em cerca 15 milhões de meticais.
Deixe uma resposta