As Forças Armadas de Defesa e Segurança vão preservar a integridade territorial de cada ponto recuperado dos rebeldes em Cabo Delgado. A garantia foi dada nesta quinta-feira pelo Chefe do Estado moçambicano, Filipe Nyusi, em Palma, durante uma cerimónia simbólica de reabertura das instalações do Millennium bim.
“Preservaremos a nossa independência, mantendo Moçambique como um país soberano na sua plenitude territorial, uno e indivisível”, declarou Filipe Nyusi, falando a populares em Palma.
Recorde-se que o distrito de Palma foi alvo de um dos mais mediáticos ataques protagonizados pelos rebeldes que aterrorizam a província de Cabo Delgado há quase seis anos, quando em 24 de Março de 2021 os insurgentes invadiram a sede daquele distrito, tendo provocado dezenas de mortos e feridos, bem como a fuga de milhares de pessoas.
Segundo Filipe Nyusi, citado pela Lusa, os esforços das forças governamentais, com o apoio de membros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e do Ruanda, devolveram a tranquilidade a vários pontos recuperados, com destaque para o distrito de Palma.
“Hoje a vila de Palma apresenta alguma estabilidade em relação à ameaça terrorista que a assolava. Contudo, não vacilaremos para defender esta parcela do nosso país. Estamos prontos para reconstruir e expandir com novas construções, à medida que recuperarmos o tempo perdido”, frisou Filipe Nyusi, destacando a importância da vigilância entre as comunidades.
“Continuem a ajudar-nos para definitivamente isolarmos este grupo”, frisou o chefe de Estado, apelando aos moçambicanos que estão do lado dos rebeldes para voltarem à consciência.
A província de Cabo Delgado enfrenta há quase seis anos uma insurgência armada, com alguns ataques reclamados pelo grupo extremista Estado Islâmico.
Deixe uma resposta