Filipe Nyusi convida empresários chineses a investir em Moçambique

Filipe Nyusi convida empresários chineses a investir em Moçambique

O Presidente da República, Filipe Nyusi, convidou ontem, segunda-feira (02), os empresários chineses a apreciarem as oportunidades de investimento nos sectores de infra-estruturas, turismo, agro-processamento e outros sectores industriais para catapultar a economia de Moçambique.

“Quero assegurar que Moçambique está aberto. Usem o princípio dos portuários que diz ‘o primeiro navio a chegar é o primeiro a sair’. Por isso, convém não perdermos muito tempo, há condições para tal (investimento)”, disse Nyusi, na cidade de Jinan, na abertura do Fórum Empresarial China-Moçambique.

Citado pela AIM, o chefe de Estado moçambicano assegurou ao empresariado chinês a abertura do país para a sua recepção, apelando para ser eficiente na competitividade.

O governante arrolou as oportunidades existentes no sector de hidrocarbonetos, afirmando que Moçambique possui vastas reservas de gás natural calculadas em mais de 200 triliões de pés cúbicos, enormes depósitos de grafite, rubis e areias pesadas.

Em 2023, o Produto Interno Bruto (PIB) de Moçambique cresceu em 5,1%, facto que, segundo Nyusi, revela que o país apresenta boas perspectivas de crescimento económico nos próximos tempos, e no ano corrente, as projecções apontam para 5,5%.

Mais adiante, Nyusi destacou as reformas implementadas nos últimos três anos, a simplificação de procedimentos para repatriamento de capitais, para facilitar o fluxo de capitais estrangeiros e incentivar o investimento estrangeiro.

“Depois de ouvirmos as vantagens decorrentes da posição geoestratégica a dotação de recursos susceptíveis de aproveitamento económico, considero importante o estado da conjuntura económica e do ambiente de negócios como factores que condicionam os níveis de confiança dos investidores chineses”, afirmou o Presidente.

Sobre infra-estruturas, Nyusi vincou a importância da construção de estradas, especialmente a Estrada Nacional Número 1, que liga o país do norte ao sul, particularmente em alguns troços sobretudo do centro e norte do país.

Referiu igualmente ao projecto para a construção de ferrovias e portos, apontando a recente cerimónia de lançamento da primeira pedra para construção do novo porto em águas profundas localizada no distrito de Matutuine, província meridional de Maputo, e de um sistema ferroviário que, a prior, vai servir directamente três países, nomeadamente, Botsuana, Zimbabué e Zâmbia.

Durante a sua visita, o chefe de Estado participa, em Beijing, na 9.ª cimeira do Fórum de Cooperação China-África (FOCAC) na sequência de um convite formulado pelo seu homólogo chinês, Xi Jiping.

 

(Foto DR)

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.