O Presidente da República, Filipe Nyusi, disse na última sexta-feira, no lançamento da Campanha Agrícola 2021-2022, em Vanduzi, província de Manica, que a produção agrícola para a campanha 2020-2021 duplicou a meta esperada, ao atingir 8,2% contra os 4,1% inicialmente previstos.
Segundo o Chefe de Estado, este crescimento resulta do desempenho positivo em quase todos os subsectores, com excepção das culturas de tabaco, cana-de-açúcar e chá que tiveram um desempenho negativo.
“Este crescimento contribuiu largamente para a retoma económica de Moçambique. De um modo geral, foi registado um crescimento positivo em quase todos os grupos de culturas”, afirmou o Presidente da República.
Dados revelados pelo Presidente da República, apontam que a produção de leguminosas cresceu em 8%, tendo os feijões registado um crescimento de 10%. Já para as oleaginosas o crescimento foi de 26% com destaque para produção de girassol, que cresceu em 55%.
“Nos cereais foi registado um crescimento de 12%, o que elevou a produção total para 2,2 milhões de toneladas, impulsionado pelo crescimento da produção de arroz, em 19%, e do milho, em 13%”, sublinhou Filipe Nyusi.