O Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural (MADER), através do Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA), vai desembolsar uma quantia de 72 milhões de dólares para apoiar empreendimentos nas zonas rurais, inserido no Projecto de Financiamento de Empreendimentos Rurais (REFP), cujo contrato de gestão do fundo foi assinado recentemente em Maputo.
A gestão desse fundo, a cargo do FIDA, vai até Setembro de 2024, e o objectivo do projecto é contribuir para a melhoria de subsistência de agregados familiares nas zonas rurais, bem como aumentar a disponibilidade de acesso aos serviços financeiros sustentáveis e inclusivos e de apoio técnico.
O projecto será implementado através de três componentes técnicas com destaque para o acesso melhorado aos serviços financeiros adaptáveis para empreendedores rurais.
Trata-se de uma componente composta por um programa de promoção de graduação, inovação e expansão, um fundo de mobilização de investimento e uma linha de crédito, tudo sob gestão do Moza Banco.
O coordenador do REFP, Rufino Duvane, defendeu que a assinatura do contrato com o Moza Banco constitui um grande passo para a materialização dos objectivos da iniciativa, que permitirão o alcance da principal meta que é o acesso aos serviços financeiros pelos empreendedores rurais.
“Esperamos que a curto prazo, os resultados decorrentes deste contrato possam ser alcançados e com a convicção de que o Moza Banco saberá levar este barco a bom porto”, disse.