FENAGRI defende agricultura inclusiva no acesso aos mercados

O desenvolvimento estruturado do sector da agricultura em Moçambique só poderá ser bem-sucedido se, para além dos grandes produtores privados, houver uma integração dos pequenos agricultores familiares, sobretudo no acesso aos mercados.

Esta é uma das principais mensagens deixadas esta segunda-feira, pelo presidente da Federação Nacional das Associações Agrárias de Moçambique (FENAGRI), Hernani Mussanhane, após a assinatura de três acordos de parceria com a Winresources; a Market Acess e a Associação dos Estudantes Finalistas Universitários de Moçambique (AEFUM). Mussanhane defende que em Moçambique apenas dois por cento de todo o crédito que é concedido à economia, vai para o sector da agricultura.

“Este nível de financiamento é muito pouco para o potencial que existe no sector da agricultura em Moçambique. Há que inverter este quadro para que esta área seja, de facto, uma prioridade neste país”, observou.

Referindo-se aos acordos ontem assinados, o presidente da FENAGRI especificou que com a Winresources espera-se que o memorando crie bases para o apoio aos seus membros, no desenvolvimento do plano estratégico e o acesso a financiamento.

Com a Market Access, a FENAGRI espera que no final da implementação do protocolo ontem rubricado, possa estar dotada de um departamento de exposições para poder criar um novo conceito de Feiras Agrícolas.

“Já com a AEFUM vamos ter o reforço da capacidade do departamento técnico e os Estudantes Universitários Finalistas vão beneficiar de estágios e acesso ao mercado de trabalho. Na nossa visão estratégica e de sustentabilidade, decidimos igualmente, criar o braço económico e financeiro, um portal agrário e a introdução da gestão electrónica dos membros e cadastro”, realçou Mussanhani.

Citad0 pelo jornal Notícias, a fonte anunciou também estar para breve o estabelecimento oficial de uma entidade denominada FENAGRI Investimentos, cujos objectivos serão oportunamente anunciados.

Falando também no evento, David Freitas, presidente da Winresources, deixou claro que a assinatura do memorando é um sinal claro de que a organização acredita na visão estratégica da FENAGRI para a dinamização do sector agrário.

Defendeu que Moçambique possui um vasto potencial no sector da agricultura, alertando, por isso, a necessidade de aproveitamento de todas as oportunidades que se abrem em face das alterações que se verificam nos mercados mundiais de produtos agrícolas.

Já o director-geral da Market Acess, Jahamo Calima, manifestou a disponibilidade da sua organização em apoiar a FENAGRI na dinamização das cadeias de valor emprestando a sua experiência na realização de feiras agrícolas em alguns distritos e províncias, sobretudo no Centro e Norte do país. Os estudantes, através do presidente da AEFUM, Nélio Zunguze agradeceram a parceria estabelecida garantindo que a agremiação está pronta para emprestar o seu saber e ao mesmo tempo adquirir novas experiências.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.