FedEx testa aviões de carga autónomos no próximo ano

Empresa especializada em entregas quer testar um drone Chaparral C1 para transportar cerca de 200 quilos de carga de um armazém para outro.

Segundo a Revista Exame, a FedEx estabeleceu uma parceria com a Elroy Air com vista à utilização de aviões de carga autónomos para transporte de mercadorias entre dois locais.

O projecto prevê a utilização de drones VTOL (de vertical take-off and landing) da Elroy Air para levar encomendas entre centros de distribuição, sem necessidade de um piloto ou tripulação humanos. O objectivo é acelerar os tempos de entrega.

O drone Chaparral C1 foi apresentado em Janeiro, tem uma motorização híbrida, autonomia de até 480 quilómetros e capacidade de carregar até 225 quilos de peso, com 12 motores eléctricos e 12 propulsores.

Para compensar a desvantagem da relativa curta capacidade de carga, o Chaparral C1 apresenta o argumento forte de não necessitar de infraestrutura dedicada, como um aeroporto ou uma estação de carga.

Segundo o Engadget, que cita o comunicado de imprensa da FedEx, a utilização deste veículo e de outros do mesmo tipo irá ajudar a empresa a atingir o objectivo da neutralidade carbónica até 2040.

A parceria entre as duas empresas já decorre há dois anos e a FedEx e a Elroy Air estão a trabalhar para conseguir as aprovações de segurança necessárias para se conseguir realizar os primeiros voos de teste já em 2023.

Partilhar este artigo