O autarca de Quelimane, capital da Zambézia, Manuel de Araújo, afirma que o Secretário-Geral do partido Frelimo, Roque Silva, e o porta-voz da Renamo, José Manteigas, são antidemocratas.
“Não basta a Renamo dizer que é Pai ou Mãe da democracia, tem de parecer e mostrar o seu dia-a-dia. E há algo que eu condeno, a atitude do porta-voz da Renamo, José Manteigas. Eu equiparo José Manteigas a Roque Silva, os dois não são democratas”, disse o membro da Renamo.
Num debate recente na TV Sucesso, ele criticou a atitude de Roque Silva em afirmar que o partido Frelimo é quem deve desejar que seus membros tenham determinado desejo.
“Ninguém, deve começar a preparar-se agora para ser candidato. Essa coisa de ser candidato você não pode ser voluntário. Espera aí! Os outros é que vão dizer se você dá para ser candidato. Ninguém deve ser voluntário: eu quero! Eu quero! Quem [lhe] disse que você deve querer? Nós é que temos de querer para você se querer. Não é você dizer: eu quero”, disse Roque Silva, em 2021, na Zambézia.
Aliás, esta atitude do Secretário-Geral da Frelimo mereceu críticas da sociedade civil.
Manuel de Araújo colocou na mesma linha de críticas equiparável à atitude de José Manteigas, quando, recentemente, em conferência de imprensa, afirmou que Ossufo Momade, actual presidente da Renamo, era o único candidato com requisitos para a sua própria sucessão. Verdade é que ainda não existe qualquer deliberação do partido sobre a nova liderança.
De acordo com D’Araújo, nos dois pronunciamentos ocorreu a violação dos princípios democráticos que regem os partidos políticos, igualmente prevista na Constituição da República.
“Aquilo que o Roque Silva fez foi retirar as credenciais democráticas da Frelimo. E se nós tivéssemos uma PGR [Procuradoria-Geral da República] como deve ser, a Frelimo já teria sido ilegalizada por não prática de democracia. Da mesma maneira que a Renamo, por aquilo que o senhor José Manteigas disse, se for a cumprir-se de que há um candidato exclusivo, fora dos órgãos do partido, também a PGR devia actuar”, disse.
Deixe uma resposta