O Fundo das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) defende a massificação da mecanização na prática da agricultura de conservação, por forma de contribuir para o aumento da produção e preservar o ambiente.
A abordagem, que ainda é relativamente pouco usual ao nível do continente, no geral, e em Moçambique, em particular, esteve nesta terça-feira em cima da mesa, no primeiro de três dias de reunião de diálogo que junta membros do Grupo de Trabalho da SADC para a Agricultura de Conservação que decorre em Maputo.
“Nesta reunião específica de diálogo, uma área que queremos trazer é a mecanização agrícola, porque há pouco conhecimento de que a agricultura de conservação pode ser mecanizada e o nosso interesse é complementar aquilo que o governo está a fazer em termos de mecanização agrícola” explicou José Matsinhe, oficial de programas da representação da FAO em Moçambique, citado pela revista Terra.
Neste sentido, aquela organização prevê contribuir com a introdução de implementos para agricultura de conservação, vistos como eficientes para a prática da chamada agricultura amiga do ambiente e que trazem uma relação custo-benefício considerada grande para os produtores.
“Estamos a falar de implementos específicos para agricultura de conservação, que até são muito baratos e eficientes. Compactam menos o solo e são amigas do ambiente e têm uma série de vantagens em relação às lavouras convencionais” frisou aquele oficial.
Uma das pretensões com esta advocacia é permitir que o país possa alargar ainda mais as áreas em se se pratica a agricultura de conservação, uma prática que actualmente, têm sido bandeira de muitas Organizações Não Governamentais.
Através de um programa financiado pela FAO, Moçambique conseguir estabelecer, nos últimos quatro anos, duas plataformas regionais (Centro e Norte) para dinamizar a agricultura de conservação.
Neste momento, o foco está voltado para a região sul, onde se espera lançar, no próximo mês de Setembro, uma plataforma similar, por forma a promover práticas que venham contribuir na maior conservação de água e melhoria dos solos.
Deixe uma resposta