Vezes sem contas os bancos comerciais da praça moçambicana têm registado anomalia de serviços prestados aos seus clientes. A situação têm vindo a ficar cada vez mais enraizada nos últimos meses.
O constrangimentos na banca ocorrem ciclicamente e são abordados pela imprensa quando, por dias consecutivos, sequer é possível levantar, depositar ou transferir dinheiro. A justificação dos bancos é sobejamente conhecida: “Não há sistema”.
Esta segunda-feira, em conferência de imprensa, o Governador do Banco de Moçambique, Rogério Zandamela, atirou a responsabilidade das recorrentes “falhas de sistema” bancários aos próprios bancos comerciais.
Na óptica de Zandamela, os banco têm a total responsabilidade e dever de, sempre que se registarem anomalias na prestação de serviços, comunicar essas ocorrências aos seus clientes.
“Reconhecemos. Não vamos mentir que houve problemas. Claramente, as instituições têm de responder aos clientes. Para operar e sistema e ter licença, existe um código de conduta que cada instituição tem de seguir, e tem de ser responsabilizado nesse aspecto. Compete à instituição comunicar essa informação aos seus clientes que estão a sofrer, castigados. Não há dúvidas. É responsabilidade da instituição com os seus clientes”, disse.
De acordo com o Governador, compete ao BM, como regulador e fiscalizador, agir, sancionando ou dialogando, quando as instituições não respeitam esse código de conduta.
Além disso, Zandamela acusa os bancos de comunicarem tardiamente ao regulador a “falha de sistema”.
“Mas isso não quer dizer que nós não sabemos. E tomamos a iniciativa [de saber das] instituições o que se está a passar”, disse.
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