Um cidadão comerciante foi alvejado mortalmente por militares das Forças Armadas e Defesa de Moçambique (FADM), na segunda-feira (08), na Vila Sede do distrito de Macomia, na província de Cabo Delgado.
Um comunicado da FADM esclarece que o cidadão foi interpelado a circular horário proibido durante uma patrulha nocturna realizada por uma unidade conjunta das FADM e outras Forças de Defesa e Segurança.
Na sequência constatou-se que o mesmo transportava consigo uma caixa de munições de metralhadora do tipo “PK” que, entretanto, estava vazia. Ainda assim, devido ao elevado nível de ameaça terrorista naquela Vila, “levantou grandes suspeitas das suas reais intenções”.
O documento refere que o indivíduo se colocou imediatamente em fuga quando foi questionado sobre a origem da caixa. Os elementos da patrulha efecturam disparos de aviso, mas sem sucesso, “e na tentativa de neutralizá-lo, o indivíduo foi atingido mortalmente”.
Na nota, as FADM lamentam o incidente, considerando que as medidas de segurança estabelecidas, incluindo restrições de circulação nocturna “são cruciais para prevenir a ameaça terrorista em Cabo Delgado”.
Além disso, as FADM dizem estar comprometidas com a observância dos padrões internacionais dos Direitos Humanos, prometendo investigar rigorosamente o incidente, para apurar as razões para a contundência daquela medida de segurança.
Deixe uma resposta