O Governo de Cabo Delgado revelou na última sexta-feira (30), que mais de 62,9 mil milhões de meticais, equivalente a mil milhões de dólares já foram aplicados em projectos de desenvolvimento naquela província, localizada no norte de Moçambique.
Falando durante um seminário sobre as oportunidades de negócios e investimentos nas províncias de Nampula, Cabo Delgado e Niassa, na 59.ª edição da Feira Internacional de Maputo (FACIM 2024), o director provincial da Indústria e Comércio de Cabo Delgado, Notiço Magaia, explicou que estes projectos foram concebidos na sua maioria, na indústria de mármores e na reabilitação e ampliação dos portos de Pemba e Palma.
Citado pelo jornal Notícias, o governante destacou que Cabo Delgado alberga o maior investimento nacional nos sectores de hidrocarbonetos e minerais, com a produção de gás natural já em curso na bacia do Rovuma, reforçando o seu papel como motor de desenvolvimento económico do país.
Na mesma ocasião, o secretário de Estado em Nampula, Jaime Neto, sublinhou, por sua vez, as oportunidades de investimento na província, destacando as extensas praias virgens e as vastas terras disponíveis para a agricultura, além do potencial turístico, industrial, pesqueiro e das infra-estruturas portuárias e ferroviárias.
Já a secretária de Estado no Niassa, Lina Portugal, apontou as potencialidades da província, como a mão-de-obra qualificada, formada em universidades locais, e a presença de cooperativas activas nos sectores de artesanato, agricultura e processamento.
A 59.ª edição da FACIM decorreu de 26 de Agosto a 01 de Setembro, no Centro Internacional de Feiras e Exposições de Ricatla, localizado no distrito de Marracuene, província de Maputo, tendo como tema “Industrialização: Inovação e Diversificação da Economia Nacional”.
(Foto DR)
Deixe uma resposta