A Inteligência Artificial (IA) é a aposta do Facebook para saber (ainda) mais sobre os utilizadores das suas várias plataformas. O The Verge avança que a empresa liderada por Mark Zuckerberg está a estudar e desenvolver sistemas inteligentes capazes de ver, ouvir e lembrar-se de tudo aquilo que os internautas fazem.
A mesma publicação citada pelo portal “marketeer”, indica ainda que estes sistemas poderão ser usados nos óculos de Realidade Aumentada do Facebook – que, para já, são capazes apenas de gravar e partilhar imagens. A ideia seria ajudar os utilizadores destes equipamentos em tarefas do dia-a-dia, mas não só: também seria possível dar resposta a perguntas como “Onde deixei as minhas chaves?”.
Os novos sistemas de IA serão úteis, ainda, para esclarecer algumas discussões, já que serão capazes de confirmar quem disse o quê e quando, por exemplo. Neste momento, nenhum sistema de IA disponível no mercado permite algo deste género.
Porta-voz do Facebook sublinha, porém, que este é um projecto de investigação e não uma iniciativa comercial. No entanto, Kristen Grauman não nega que «existem possibilidades de futuro que poderão beneficiar deste tipo de investigação».
O projecto de investigação em causa é designado “Ego4D”, uma vez que analisa o lado “egocêntrico” da pessoa. Assenta em dois pilares fundamentais: uma base de dados aberta de vídeo “egocêntrico” (desenvolvida a partir de parcerias com 13 universidades de todo o Mundo) e um conjunto de padrões/tarefas que os sistemas deverão ser capazes de resolver (previsões, memória episódica, entre outros).