A ExxonMobil Moçambique em parceria com Osuwela realizou o campeonato final da ASTROBOT sobre Robótica. O Campeonato é o culminar de meses de formação e preparação dos 200 estudantes e 36 professores de 12 escolas secundárias da área da grande Maputo que participaram no programa.
O programa de Engenharia de Ciência Tecnologia e Matemática (STEM) foi lançado pelo Vice-Ministro da Educação e Desenvolvimento Humano, Manuel Banzo, no início deste ano, onde os professores foram formados e reconhecidos pelos seus esforços no apoio a esta actividade extra-curricular.
O programa ASTROBOT envolve a montagem e programação de robôs para executar tarefas de modo a equipar os estudantes com programação, trabalho de equipa e competências sociais, bem como a aumentar o seu interesse em áreas relacionadas com a STEM.
O concurso deste ano incluiu as escolas de Francisco Manyanga, Maguanine, Josina Machel, Estrela Vermelha, Noroeste 1, Laulane, Machava, Lhanguene, Matola, Liberdade, Força do Povo, Malhazine e Zona Verde.
“Temos o prazer de apoiar esta importante iniciativa pelo segundo ano e anunciar a expansão do programa para as províncias de Gaza e Inhambane em 2023″, disse Arne Gibbs, Director-Geral-Midstream para Moçambique, Rovuma Venture.
“A educação é um pilar fundamental da estratégia comunitária da ExxonMobil nos países onde operamos e este programa inovador apoia o desenvolvimento dos estudantes ao mesmo tempo que promove a STEM nas escolas públicas”.
“A robótica e a programação são ferramentas importantes para a aprendizagem e para o desenvolvimento de competências de resolução de problemas, e são também um caminho para as profissões modernas”, afirmou Zeferino Martins, presidente de Osuwela. “É um privilégio poder apoiar os jovens moçambicanos a abrirem novas perspectivas para o seu futuro”. (Club of Mozambique)
Deixe uma resposta