Expulsos seis profissionais de saúde por desvio de medicamentos do INS

Expulsos seis profissionais de saúde por desvio de medicamentos do INS

Um pouco por todo o país, os utentes das unidades hospitalares se queixam da falta de medicamentos nas respectivas farmácias.

Por exemplo, em Nampula, foram descobertos, entre 2022 e 2024, seis profissionais do sector da saúde que se dedicavam ao desvio de fármacos para a venda ilegal.

Segundo avançou a médica-chefe provincial, Selma Xavier, trata-se de agentes de farmácia que prestavam serviços nas unidades sanitárias localizadas nos distritos de Moma, Larde, Murrupula e Nampula. Todos foram expulsos do Sistema Nacional de Saúde.

“No mês passado estivemos a trabalhar no mercado Juma e foram recolhidos alguns medicamentos, tivemos outros casos que foram encontrados no distrito de Murrupula. Tivemos seis casos de colegas da farmácia que foram expulsos de 2022 até 2024, fizemos seguimento do caso e encontramos a sua culpa nesta venda ilegal de medicamentos”.

Apesar de não assumir a existência de desvio de medicamentos, Xavier afirma haver venda ilegal desses insumos em algumas feiras e mercados da província.

Ela disse estar em curso um trabalho multissectorial para apurar o esquema de retirada dos fármacos dos armazéns e a sua colocação no mercado ilegal, como feiras e mercados.

Entretanto, Xavier disse que a província de Nampula tem todos os fármacos suficientes para as unidades sanitárias. Fontes: Ikweli e Notícias 

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.