Apesar das sanções que estão a ser aplicadas pela União Europeia, Estados Unidos e G7 à Rússia, o país de Vladimir Putin está a arranjar forma de conseguir manter a economia à tona. E um desses pontos está a ser a energia.
De acordo com as estimativas feitas pela Bloomberg Economics, também citadas pelo jornal Negócios, a Rússia poderá ganhar até 320 mil milhões de dólares com as exportações de energia – quase mais um terço do que em 2021.
A Bloomberg nota que os cargueiros com crude russo já estão esgotados para o próximo mês e várias empresas chinesas já usaram a divisa local para comprar carvão russo em março. Além disso, os fluxos de gás natural da Rússia para a Europa não estagnaram – pelo contrário, aumentaram desde a invasão à Ucrânia. E nenhum destes pontos está a ser alvo de sanções, nota a agência.
“Não há dúvida de que as sanções financeiras e de outro tipo enfraqueceram a economia russa”, nota Patrick Honohan, do Peterson Institute em Washington, “mas as sanções ficaram aquém de restringir a economia, já que não interrompem o fluxo de receitas das exportações”.