Exportações de bens renderam a Moçambique 6,1 mil milhões de dólares no terceiro trimestre

Exportações de bens renderam a Moçambique 6,1 mil milhões de dólares no terceiro trimestre

O volume das exportações para o resto do mundo renderam a Moçambique 6,1 mil milhões de dólares durante o terceiro trimestre de 2024, o que equivale ao aumento de 218 milhões em relação a igual período de 2023.

Os dados que constam no boletim trimestral da Balança de Pagamentos (BoP), divulgado na última sexta-feira (21), pelo Banco de Moçambique (BdM), a que o MZNews teve acesso, assinalando que este resultado é sustentado basicamente, pelo incremento nas vendas dos produtos dos Grandes Projectos (GP) e da economia tradicional.

“No caso dos produtos dos GP, destacam-se os da indústria extractiva (com ênfase no gás natural), que cresceram 2,6%, totalizando quase 3,4 mil milhões de dólares, assim como, os produtos de energia eléctrica, que aumentaram 7,2%, alcançando 535 milhões de dólares”, aponta o documento.

O relatório refere ainda que o incremento dos produtos exportados pela economia tradicional foi, por sua vez, de 77 milhões de dólares, totalizando 1,5 mil milhões. Destacam-se os produtos agrícolas, que geraram receitas no montante de 79 milhões de dólares, com ênfase para tabaco, legumes e hortícolas e frutas diversas.

Adicionalmente, as receitas de exportação de gás natural e energia eléctrica registaram aumentos anuais de 24,6% e 7,2%, totalizando quase 1,5 mil milhões e 535,3 milhões de dólares, respectivamente.

“O aumento nas receitas do gás natural é atribuído ao crescimento do volume exportado, associado ao início da exploração e exportação do gás da área 4 da Bacia do Rovuma, num contexto em que o preço médio no mercado internacional baixou 15%. Quanto à energia eléctrica, o incremento continua sendo influenciado pela revisão em alta do preço de exportação aplicado aos principais clientes, pela principal empresa exportadora deste recurso”, sublinha o boletim trimestral do banco central.

 

(Foto DR)

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.