Expo Dubai: Há cada vez mais pessoas interessadas por Moçambique

Desde a abertura, a 1 de Outubro passado, da Expo Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, o Pavilhão de Moçambique tem registado entradas significativas de pessoas de várias nacionalidades, interessadas em conhecer as potencialidades do país.

Até agora, o mês de Dezembro registou o maior número de visitantes com uma média diária de duas mil pessoas por dia, totalizando 78.593 naquele mês. Em Fevereiro, houve dias em que o espaço acolheu mais de quatro mil pessoas.

Segundo o director do pavilhão, Sozinho Boane, o aumento do número de visitas deve-se ao facto de se estar próximo do fim da exposição, o que desperta a curiosidade de muitas pessoas. Por isso, espera por mais gente nos próximos dias.

“Verificamos que cada vez mais recebemos pessoas de várias nacionalidades que têm interesse em saber sobre Moçambique, isto nos engrandece e temos a certeza de que vamos atingir o vasto público que pretendemos, entre turistas e potenciais investidores”, disse.

Os visitantes afluem em massa ao pavilhão de Moçambique por causa dos seus vastos interesses. Querem, por exemplo, investir em diversas áreas, bem como conhecer a cultura e praticar o turismo.

É neste sentido que o egípcio Ahmed Elkassas, após uma visita ao Pavilhão de Moçambique, afirmou ter se deparado com um país “muito bonito, mítico e dos melhores pavilhões da Expo 2020 Dubai”.

Elkassas acrescentou que a criatividade “é muito boa e faz-nos querer visitar Moçambique um dia”.

Por seu turno, Wassima Bakkali, de Marrocos, ficou encantado com a beleza e diversidade das praias e a música tradicional.

“Conectei-me com pessoas interessantes e especiais, também apreciei instrumentos tradicionais. Gostei dos produtos expostos, das cores do pavilhão e de tocar a timbila”, comentou.

O Pavilhão de Moçambique é assistido por doze moçambicanos, alguns dos quais residem em Dubai. Um dos assistentes, Arlindo Pindula, disse que a sua missão é comunicar e promover o país noutros quadrantes do mundo. “É uma boa experiência, atendemos pessoas de todo mundo e muitas nem sequer conhecem o nosso país”, disse, acrescentando que muitos visitantes querem saber sobre a gastronomia.

Já Alda Bohane, da mesma equipa, explicou que tem estado a responder a perguntas sobre agricultura, infra-estruturas, energia e, sobretudo, o turismo, também expostos no Pavilhão.

A Expo Dubai é um evento mundial organizado pelo Bureau International des Expositions na cidade de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, durante um período de seis meses.

Partilhar este artigo