O excesso de carga dos veículos automóveis pesados está a acelerar a degradação de plataforma da Estrada Nacional Número Um, particularmente entre o rio Save e o distrito de Caia, na província de Sofala, numa extensão de 536 quilómetros.
O delegado da Administração Nacional de Estradas (ANE) de Sofala, António Devesse, disse que para travar esta situação foi accionado o Regulamento Rodoviário, o que culminou com a punição exemplar de alguns prevaricadores.
Devesse indicou que 386 condutores de transporte de mercadorias foram multados na báscula instalada no cruzamento de Inchope nos primeiros três meses deste ano, o que resultou num encaixe financeiro de mais de 2.9 milhões de meticais.
A informação foi tornada publica há dias, na primeira Reunião Anual de Estradas em Sofala, evento orientado pela secretária de Estado na província, Stella Zeca, que contou com a presença dos administradores de todos os 13 distritos, empresários e empreiteiros.
Falando ao “Notícias”, Devesse referiu que foram fiscalizadas no controlo de Inchope 12.596 viaturas de longo curso. A báscula de Dondo também realizou trabalho semelhante.
O encontro discutiu também a vandalização dos sinais de trânsito, facto que concorre para a ocorrência dos acidentes de viação, sobretudo no eixo rio Save-Muxúnguè. Sobre o assunto, a ANE garantiu que ainda este mês deverá iniciar a reposição dos sinais, tendo já sido adjudicada a empreitada.
Dados adicionais indicam que a Estrada Nacional Número Um será reabilitada e ampliada este ano em toda a sua extensão, trabalho a ser feito em lotes, com orçamento avaliado em 750 milhões de dólares norte-americanos.
Para tal, o Governo já está em negociações com os tradicionais parceiros, entre os quais o Banco Mundial, para a mobilização dos fundos necessários, enquanto decorrem trabalhos de emergência para garantir a circulação de pessoas e bens. O eixo mais degradado compreende 275 quilómetros, entre Caia e Inchope, que actualmente é percorrido em cerca de oito horas, contra as anteriores 3.40 horas.