O Presidente da República, Filipe Nyusi, disse, ontem, que o país perdeu 472 unidades sanitárias devido aos eventos climáticos catastróficos desde 2019 e outras 36 devido ao terrorismo no Norte do país.
Nyusi avançou os dados, na Ponta D’Ouro, na inauguração do Hospital Distrital de Matuituíne, no âmbito da iniciativa Um Distrito, Um Hospital Distrital.
“Além da escassez de recursos, a implementação desta iniciativa tem sido realizada num contexto de adversidades múltiplas, incluindo os eventos climáticos extremos que danificaram 472 unidades sanitárias e outras 36 devido ao terrorismo” disse, sem revelar as destruídas em decorrência das actuais manifestações pós-eleitorais.
Apesar de o país regredir no provimento de serviços de saúde devido às destruições, Nyusi notou que a iniciativa do seu Governo assegurou cobertura hospitalar directa a pelo menos 4,4 milhões de pessoas no país.
“Em 2019, apenas 29%, ou seja, 45 dos 154 distritos do nosso país, possuíam hospital distrital. Com a implementação da iniciativa, em cinco anos, desde 2019, entraram em funcionamento oito hospitais distritais” disse.
Por outro lado, disse haver garantias de financiamento no âmbito da iniciativa para a construção de mais 12 hospitais distritais, cujas obras vão iniciar este ano.
Deixe uma resposta