Europol desmantela uma das maiores redes de piratas informáticos

Europol desmantela uma das maiores redes de piratas informáticos

A Europol anunciou o desmantelamento de uma das maiores plataformas de “hackers” do mundo, responsável pela venda de milhões de dados de identificação roubados na internet. A operação resultou em 119 detenções.

A operação internacional, liderada pelo FBI, visou o site Genesis Market, e contou com a colaboração de polícias de 17 países, uma dezena dos quais europeus.

“É uma enorme investigação, que esteve a cargo do FBI, com mais de dois milhões de vítimas em todo o mundo. Não foi só as credenciais das vítimas que foram roubadas, mas também as pegadas digitais. Isso significa que todos os dados roubados podem ser usados indevidamente: de lojas online e bancos, à identidade digital ou redes sociais, tudo. As vítimas estão desesperadas, não sabem como libertar os computadores deste tipo de crime”, disse Ruben van Wal, unidade de cibercrimes da polícia dos Países Baixos.

Contrariamente aos serviços da chamada “dark web”, o site Genesis Market – que, segundo o departamento do Tesouro dos Estados Unidos, estava baseado na Rússia – era facilmente acessível na internet, protegendo-se das forças da ordem através de um sistema de “convite”. (euronews)

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.