A Agência da União Europeia para a Cooperação Policial (EUROPOL) anunciou o desmantelamento de uma infra-estrutura utilizada pelo grupo terrorista Estado Islâmico, na Espanha.
A EUROPOL convocou agentes de dez países, e com apoio do FBI, e desmantelou a infra-estrutura que servia de sede de mídia para propaganda, recrutamento e produção de documentos de identidade falsos para migrantes, legalizando a sua estadia no país de destino final sem que as autoridades locais detectassem que eram falsos.
As autoridades detiveram nove suspeitos no âmbito da operação que levou ao confisco de servidores na Alemanha, Holanda, França, Estónia, Roménia e Islândia.
Estes servidores informáticos estavam ligados a vários média do Estado Islâmico e outras organizações subsidiária, entre eles estações de rádio, uma agências de notícia e redes sociais, com alcance internacional. Estes meios enviavam mensagens a incitar ao terrorismo em trinta línguas, escreve a Euro News.
Segundo a Europol este foi o culminar da operação HOPPER II, que durou um ano. A agência prometeu continuar a trabalhar para desmantelar recursos na internet para recrutamento e disseminação de ideologias violentas.
Deixe uma resposta