O Governo norte-americano prometeu alocar 55 biliões de dólares norte americanos para projectos de desenvolvimento no continente africano nos próximos três anos.
A verba será aplicada no contexto da implementação da agenda 2020/2063, nas áreas de capital humano, infraestruturas, conectividade digital, agronegocios, energia sustentável, estabilidade, paz e segurança.
O comprometimento foi expresso na abertura da cimeira de negócios EUA-África, em Gaborone, Capital do Bostuana, que decorre de 11 a 14 de Julho.
“Saudamos a decisão do Governo norte-americano ao anunciar um investimento de 55 biliões dólares para assistência externa nos próximos três anos. Estes fundo são destinados a implementação da agenda 2063”, disse o presidente tsuana Mokgweetsi Masisi.
Presente em um dos encontros, o Presidente da República, Filipe Nyusi, partilhou a experiência moçambicana no combate a pobreza através da agricultura.
“Nos, para atingirmos esse programa de fome zero, criamos um programa integrado de agricultura que chamamos Sustenta, mais direccionado para as zonas rurais, para produção de renda familiar. Isso caracteriza-se pela mecanização mas também pelas distribuição de diferentes tipos de insumos”, explicou, citado pela Televisão de Moçambique.
Nyusi disse aos presentes no painel onde que o programa Sustenta está a apresentar resultados positivos nos últimos dias. Referiu que foram estabelecidos incentivos públicos e do sector privado.
Deixe uma resposta