EUA investe 10 milhões para acesso de raparigas à educação em Moçambique

O governo norte-americano vai investir 10 milhões de dólares para reforçar o acesso de raparigas à educação nas províncias de Zambézia e Nampula, informou hoje a embaixada dos Estados Unidos em comunicado.  

Segundo o comunicado, o novo programa, com duração de cinco anos, aborda os principais desafios que as raparigas enfrentam para permanecerem na escola, fornecendo formação e materiais a educadores e diretores sobre temas cruciais.

A iniciativa, desenvolvida através da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e em cooperação com os ministérios da Educação e da Saúde, vai igualmente incidir sobre escolas das províncias de Nampula e Zambézia, onde as taxas de participação das meninas nas escolas são consideradas baixas.

O programa “concentra-se na formação em literacia e numeracia, incorporando importantes tópicos de competências sociais e de vida, como a gestão da higiene menstrual, nutrição, e prevenção da violência, doenças sexualmente transmissíveis e gravidez indesejada”, indica a embaixada no comunicado.

Segundo dados avançados pelos Estados Unidos, apesar dos esforços para a melhoria do acesso de raparigas à educação em Moçambique, mais da metade das raparigas abandonam a escola até à quinta classe.

Moçambique recebe anualmente 500 milhões de dólares em assistência do Governo norte americano para reforço de vários setores sociais, com destaque para sociedade e democracia, indicam dados da embaixada em Maputo.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.