O Presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, e o primeiro-ministro da Arábia Saudita, o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman, assinaram acordo de parceria económica estratégica.
Assinado na primeira paragem da digressão de Trump pelos países do Golfo, o acordo prevê que Washington forneça a Riade “equipamento de guerra de última geração” em troca de um investimento saudita de 20 mil milhões de dólares no sector da inteligência artificial dos EUA.
O objetivo da viagem ao reino rico em petróleo visava a negociação, e Trump já garantiu um acordo de defesa no valor de 142 mil milhões de dólares (127 mil milhões de euros) com o governante de facto do país, o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman.
Este acordo prevê que Washington forneça a Riade “equipamento de guerra de última geração” em troca de um investimento saudita de 20 mil milhões de dólares (17 mil milhões de euros) no sector da inteligência artificial dos EUA.
No total, os dois líderes assinaram mais de uma dúzia de acordos para aumentar a cooperação entre as forças armadas, os departamentos de justiça e as instituições culturais dos seus governos.
Espera-se que outros acordos económicos sejam assinados mais tarde, na terça-feira, numa conferência de investimento entre os EUA e a Arábia Saudita, que foi organizada para coincidir com a visita de Trump.
Bin Salman já se comprometeu a investir 600 mil milhões de dólares (537 mil milhões de euros) em novos investimentos sauditas nos EUA, mas Trump disse que 1 bilião de dólares seria ainda melhor.
“Acredito mesmo que gostamos muito um do outro”, disse Trump na terça-feira, quando se sentou ao lado do príncipe herdeiro no início da sua reunião bilateral. (Fonte: Euronews)


Deixe uma resposta