Estudantes moçambicanos voltam a beneficiar de bolsas de estudo para Hungria

Estudantes moçambicanos voltam a beneficiar de bolsas de estudo para Hungria

A República da Hungria retomou a atribuição de bolsas de estudo aos estudantes moçambicanos, uma acção que marca o reinício das relações históricas de cooperação para a formação do capital humano entre os dois países, interrompida pouco depois da década de 1990.

Para o efeito, segundo o jornal Notícias, foi rubricado um memorando de entendimento que viabiliza o programa de bolsas de estudo denominado “Stipendium Hungaricum”, pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), através do Instituto de Bolsas de Estudo, Instituto Público (IBE, I.P) e o Ministério dos Negócios Estrangeiros e Comércio da República da Hungria.

Ao abrigo do programa, 20 estudantes, dos quais  10 dos cursos de graduação e pós-graduação e igual número do nível de doutoramento, vão beneficiar durante um período de três anos de bolsa de estudo completa na Hungria.

O acordo resulta em parte das relações de amizade e cooperação que a Hungria tem com Moçambique e dos esforços desenvolvidos pelo IBE, IP com a tutela do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) para encontrar parceiros nacionais e estrangeiros que financiam bolsas de estudo em diferentes países do mundo.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.