Estónia abre representação diplomática em Moçambique

O Consulado da República da Estónia no país procedeu, na última quarta-feira, em Maputo, à abertura oficial da sua representação diplomática, tendo como objectivo a continuidade do reforço das relações de cooperação bilateral entre os dois países.

Falando no evento, o cônsul honorário de Moçambique junto à República da Estónia, José Dai, disse que a abertura deste escritório vai capitalizar as potencialidades daquele país europeu para apoiar nos esforços de desenvolvimento nacional.

Para já José Dai informou que as áreas de energias renováveis, ciência, tecnologia e indústria transformadora constam como prioritárias no capítulo de exploração das valências que a Estónia poderá continuar a emprestar ao país.

“O histórico de cooperação neste momento cinge-se na área de ciências e tecnologias. Portanto, este país tem estado a trabalhar para apoiar os governos africanos, incluindo o nosso, na criação daquilo que se chama de ´governo electrónico`, que é para facilitar a vida dos cidadãos e simplificar as transações do Governo”, disse José Dai, citado pelo jornal Notícias.

Acrescentou que a Estónia é um dos grandes contribuintes da missão da União Europeia que apoia no treinamento das Forças de Defesa e Segurança nacionais para o combate ao terrorismo na região norte e na província de Cabo Delgado em particular.

“Existe já uma relação entre estes dois países e o que nós, como consulado, queremos fazer é levar esta relação para níveis mais altos”, sublinhou Dai.

Por seu turno, a directora do Departamento Político do Oriente Médio, África e América Latina no Ministério estónio da Relações Exteriores, Ingrid Amer, disse que, à luz do reforço desta cooperação bilateral, o seu país está aberto em apoiar Moçambique em diversas áreas, desde que seja do interesse das autoridades nacionais.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.