Estados Unidos disponibilizam ajuda financeira para a protecção costeira em Moçambique

O Governo norte-americano anunciou ter disponível 100 milhões de dólares para serem aplicados na protecção costeira nas províncias de Nampula, no norte, Zambézia e Sofala no centro de Moçambique. O valor foi disponibilizado no âmbito do compacto do Millennium Challenge Corporation (MCC) para a resiliência climática.

Para o ministro moçambicano da Economia e Finanças, Max Tonela, os implementadores do projecto de protecção costeira, que vai beneficiar a cerca de 1500 pessoas das regiões costeiras das províncias de Nampula, Sofala e Zambézia, estão já encontrados.

«É uma parceria conjunta entre o estado moçambicano, estado americano, as comunidades locais, as organizações envolvidas neste caso, selecionadas com base num concurso público internacional, Biofund e Proazul. O conjunto de recursos mobilizados são 500 milhões de dólares providenciados sob forma de donativos pelo Millennium Challenge Corporation e 37 milhões de dólares sob contribuição do estado moçambicano. Deste pacote, 100 milhões de dólares serão dedicados a esta terceira iniciativa», salientou Max Tonela, citado pela RFI.

Por sua vez, o embaixador dos Estados Unidos da América em Moçambique, Peter Vrooman, quer, por isso, um compromisso sério das partes envolvidas no projecto a bem das comunidades.

«Esta parceria assenta sobre a perspectiva da transparência, inclusão e impacto. Ela vai proteger aquelas comunidades do roubo e desvios de recursos que acontecem tantas vezes como pesca excessiva, práticas mineiras que degradam e destroem», concluiu Peter Vrooman.

A Biofund e a Proazul, duas entidades confiadas para executar os projectos de proteção costeira, garantem melhorias na qualidade de vida das comunidades beneficiárias.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.