Especialista diz que o País não está preparado para enfrentar ciclones

Especialista diz que o País não está preparado para enfrentar ciclones

Luís Artur, especialista em gestão de riscos de desastres, disse hoje que a região Sul do País não está preparada para enfrentar as ocorrências de ciclones.

“Nós, agora, como país, estamos preparados para responder a ciclones que ocorram na região Centro e na região Norte. Mas, que tal, se no futuro, começarmos a ter ciclones na região Sul do país. Que tal, as frentes frias, como aquela que tivemos na Matola e em Boane, em Fevereiro, que trouxeram bastante chuva, começarem a ocorrer com muita frequência”, questiona o especialista.

O especialista, que falava durante uma reunião nacional sobre preparação e resiliência a ciclones tropicais, na África Austral, diz ser importante haver uma melhoria no sistema de aviso prévio contra ciclones e na forma como as políticas públicas moçambicanas são desenhadas para eventos climáticos severos.

Maputo é desde o dia 2 deste mês, o palco de uma reunião internacional sobre resiliência a ciclones na África Austral. O evento, que conta com a participação de 35 especialistas na matéria, provenientes de Moçambique, África do Sul, Madagáscar, Malawi e Inglaterra, visa ajudar a reorientar as estratégias do Governo moçambicano, face a ciclones e cheias, até que Moçambique esta agora a  entrar a para o tempo chuvoso.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.