Até ao fim do ano passado, as empresas deviam mais de quatro mil milhões de meticais ao Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), em todo o país, segundo fez saber a Ministra do Trabalho e Segurança Social, Margarida Talapa.
Margarida Talapa, que falava esta sexta-feira, em Pemba, disse que a dívida corresponde a 77.035 contribuintes ou empresas que não canalizam os descontos de três por cento dos trabalhadores.
A governante revelou ao Notícias que fruto do trabalho de cobrança foram recuperados, até ao terceiro trimestre deste ano, pouco mais de mil milhões de Meticais.
A ministra lamentou o facto de algumas empresas não canalizarem as contribuições depois de descontar os três por cento e lembrou que este comportamento é condenável e constitui crime, nos termos da lei.
Afirmou que a actual dívida ao sistema traz consequências negativas para milhares de trabalhadores e suas famílias, que se veem privados de beneficiar o direito à segurança social, consagrado na Constituição da República.
Ainda de acordo com a ministra, há empresas que se furtam do dever de canalizar os descontos dos trabalhadores ao INSS, sendo que quando interpeladas pela inspecção de trabalho mostram-se surpreendidas com a informação de que são devedoras.
Deixe uma resposta