Empresários ruandeses tencionam diversificar o investimento em Moçambique nos sectores da agricultura (chá e café,) e productos lácteos, indústria extractiva, logística, turismo e importação de diversos produtos, num futuro não distante.
Esta intenção foi expressa em Kigali durante a 24.ª edição da Feira Internacional do Ruanda, na qual Moçambique participou, foi eleito melhor país expositor.
A delegação moçambicana – incluía pessoa de outros ministérios e FIPAG – encabeçada pelo Director-geral da Agência para a Promoção do Investimento e Exportação (APIEX), Gil Bires, promoveu o potencial e as oportunidades de investimento e exportação nacionais.
Esta foi a primeira participação de Moçambique na Feira Internacional do Ruanda, um evento organizado pela Federação do Sector Privado (PSF) em parceria com o Ministério do Comércio e Indústria (MINICOM), o Conselho de Desenvolvimento do Ruanda (RDB) e outras instituições chave.
Mais de 400 expositores de 15 países participaram da feira, o que proporcionou uma oportunidade de interacção através dos encontros “B2B” [business-to-business] e “B2C” [ business-to-consumer] com o objectivo de estabelecer parcerias e explorar novas oportunidades de investimento e negócios face aos efeitos da pandemia de Covid-19.