A Associação Nacional de Jovens Empreendedores (ANJE) de Moçambique defendeu hoje, quarta-feira, 20 de Julho, a promoção de um clima favorável aos negócios no país, através da remoção de barreiras à atividade empresarial, visando a dinamização do desenvolvimento social e económico.
A ANJE fez conhecer a sua posição sobre o clima empresarial em Moçambique, durante o lançamento da “9.ª Conferência Nacional de Empreendedorismo”, que decorre em Maputo sobre o lema “O Futuro que queremos”.
A vice-presidente daquela associação, Mara Cancune, citada pela Lusa, apontou o impacto da pandemia de covid-19, calamidades naturais, guerra na província de Cabo Delgado, norte de Moçambique, e raptos de empresários ou seus familiares como obstáculos que minam o ambiente de negócios no país.
“É urgente a necessidade de mudança deste cenário”, enfatizou Cancune.
Aquela dirigente empresarial advogou a necessidade de estratégias que possam impulsionar um maior envolvimento de jovens nas iniciativas de desenvolvimento social e económico do país.
Nesse sentido, prosseguiu, devem ser criadas condições para que os jovens capitalizem as oportunidades na agricultura, pecuária, pesca, hidrocarbonetos e turismo com vista à construção de um empreendedorismo jovem robusto.
O comércio, serviços, transportes e tecnologias são outros domínios com potencial de aproveitamento para os aspirantes a empresários.
A vice-presidente da ANJE defendeu a criação de produtos e serviços financeiros adequados como intervenção necessária para a emergência de uma classe empresarial jovem.
“Tencionamos garantir a divulgação de oportunidades de negócios, capacitação e financiamento para jovens empresários e pretendemos debater estratégias de desenvolvimento de programas de empreendedorismo, bem como de aspetos políticos para a melhoria do ecossistema empreendedor nacional”, enfatizou Mara Cancune.
Por outro lado, continuou, devem ser criadas condições para a internacionalização de empresas e produtos gerados por empreendedores jovens visando trazer a Moçambique mais-valias resultantes de exportações.
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