Embrulhado em inaugurações já no fim da linha, Nyusi aponta as realizações dos seus mandatos

Embrulhado em inaugurações já no fim da linha, Nyusi aponta as realizações dos seus mandatos

O Presidente da República, Filipe Nyusi, inaugurou, hoje, na cidade de Nampula, um edifício do Instituto Nacional de Segurança Social. Ele aproveitou a ocasião para citar algumas das realizações durante os seus dois mandatos, de 2015 a esta parte.

“Todos sabem que já viajamos, sem dificuldades, para Cuamba [na província do Niassa], o que não fazíamos se não fosse só por comboio. Todos sabem que para ir a Namitil [província de Nampula] já não pensamos duas vezes. E, assim, daqui a pouco também para ir à Angoche não vai ser necessário pensar mais. Todos sabem que dos 500 km que se vaziam para contornar Nipepe [Nampula] para depois chegar a Lalaua [Niassa] se que quiséssemos chegar em segurança, já se faz em 300 metros. São realizações em infra-estruturas nesta província. Todos sabem que o Porto de Nacala foi completamente requalificado, modernizado e reequipado. São infra-estruturas que fazem parte do nosso projecto. Para os que vivem em Monapo e Memba sentem o impacto dos hospitais distritais dentro do nosso projecto Um Distrito, Um Hospital”, referiu.

Nyusi está um fim de mandato – as eleições gerais se realizam no próximo dia 09 de Outubro – e os últimos meses tem estado a inaugurar infraestrutura de importância social. E, em mais esta ocasião, referiu que a província de Nampula desempenha capital importância para o Produto Interno Bruto (PIB) nacional.

“De 2019 a 2022, em termos do desempenho no PIB nacional, a província de Nampula esteve apenas abaixo da província e cidade de Maputo, com uma contribuição de 12.53%. Portanto, está-se a trabalhar aqui em Nampula, mesmo debaixo das dificuldades. Estes dados indicam que estamos perante uma província que, cada vez mais, se afirma como uma grande jogadora económica, com potencial para mais crescimento inclusivo da sua economia”, notou, citado pela STV.

E, sobre a infra-estrutura inaugurada, disse que deverá servir para arrecadar os contributos da população activa no mercado de trabalho. Referiu que na província o sistema do INSS “evoluiu de forma significativa”.

“É um marco. São essas coisas que facilitam e melhoram a qualidade de vida”, disse.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.