O Presidente da República, Filipe Nyusi, assinalou nesta segunda-feira, na República Checa, os progressos das forças governamentais no combate contra rebeldes em Cabo Delgado, considerando, no entanto, que “o terrorismo não acabou”.
Num encontro com a comunidade moçambicana em Praga, capital da República Checa, no âmbito de uma visita de trabalho que realiza desde esta segunda-feira ao país europeu, Filipe Nyusi, declarou que os esforços das Forças de Defesa e Segurança de Moçambique, em coordenação com as tropas da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e Ruanda, está a garantir a estabilidade nas zonas afectadas pelas incursões rebeldes, com destaque para os distritos de Macomia e Palma.
“O terrorismo não acabou”, avançou Nyusi, acrescentando que “o terrorismo não tem cara, é uma guerra estranha, eles agora estão a operar em pequenos grupos, mas estão a ser perseguidos”.
A província de Cabo Delgado enfrenta há quase seis anos uma insurgência armada, com alguns ataques reclamados pelo grupo extremista Estado Islâmico.
Na visita à República Checa, que termina hoje, Filipe Nyusi procura reforçar os laços de cooperação com o país europeu, no qual o chefe de Estado moçambicano se formou em Engenharia Mecânica.
Deixe uma resposta