Em Carta Aberta, Venâncio Mondlane pede reprovação da proposta de perfil para ser Presidente da Renamo

Em Carta Aberta, Venâncio Mondlane pede reprovação da proposta de perfil para ser Presidente da Renamo

O deputado da Assembleia da República, Venâncio Mondlane, propõe a reprovação de uma proposta que determina o perfil do membro da Renamo elegível para ser Presidente do Partido e candidato à Presidência da República.

Em Carta Aberta, o deputado acusa a Comissão Política Nacional de desenhar um perfil que contradiz as normas e estatutos do partido a fim de o afastar de uma possível corrida ao poder, além de excluir a maioria dos membros e simpatizantes da Renamo, os jovens, de ocupar cargos directivos.

No documento, Venâncio Mondlane refere que a proposta de perfil, que supostamente será analisada na próxima sessão do Conselho Nacional do partido, exige, resumidamente, dois requisitos, sendo eles 15 anos de militância na Renamo e a ocupação de cargos.

“Nesta proposta de perfil, propositadamente, não se colocou nenhum cargo exercido por Venâncio Mondlane… todos os cargos elencados, com excepção do Secretário-Geral, Membro do Conselho Nacional, Chefe Nacional de Departamento, todos os outros cargos não são superiores a nenhum dos três cargos já exercidos por Venâncio Mondlane”, lê-se.

Além de deputado, ele foi Mandatário Nacional da Renamo, Assessor Nacional do Presidente do partido e Relator da bancada parlamentar do partido na Assembleia da República.

“O perfil não foi feito de forma objectiva e imparcial, pois, visa especificamente excluir uma pessoa em concreto, o que fere com os princípios mais elementares da técnica normativa que impõe que as normas devem ser gerais e abstractas”, refere.

Entre outros, propõe aos membros do Conselho Nacional que exijam o relatório financeiro dos últimos 5 anos; inventário do património imóvel e móvel do partido; relatório dos benefícios patrimoniais ou outros que o partido teve com o orçamento público para o gabinete do líder do segundo partido com assento parlamentar.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.