O Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) inscreveu, nos primeiros 15 dias de recenseamento eleitoral, mais de 2,4 milhões eleitores em todo o País, um exercício que arrancou a 15 de Março último.
A cifra, segundo a porta-voz do STAE, Regina Matsinhe, representa 32% da meta, que é de 7,7 milhões de eleitores. São elegíveis todos os cidadãos com idade igual ou superior a 18 anos, ou que completam 18 anos no dia 09 de Outubro, data da votação das VII Eleições Gerais-Presidenciais e Legislativas- e das IV dos Membros das Assembleias Provinciais e do Governador de Província.
Falando durante o programa da Rádio Moçambique, Linha Directa, Regina Matsinhe, advertiu, porém, que os dados podem conter ligeiras imprecisões devido a dificuldades na comunicação com algumas brigadas do STAE as províncias.
“Foram inscritos em todo o país 2.463.857 eleitores que corresponde a 32,88 por cento da previsão de eleitores a inscrever neste recenseamento e é preciso destacar que este número de inscritos não reflecte a globalidade de eleitores registados até esta altura porque há alguma dificuldade de comunicação com algumas brigadas e isso suscita todo tipo de atrasos no envio de dados estatísticos”, apontou a porta-voz.
A fonte acrescentou que existem algumas limitações devido aos ataques terroristas que afectam alguns distritos da província de Cabo Delgado e as chuvas que assolaram particularmente a região sul nas últimas duas semanas.
“Tivemos problemas como a tempestade e chuvas que paralisaram alguns postos e em Cabo Delgado temos a questão da interdição de circulação de viaturas pesadas e de carga na estrada de Montepuez e Mueda, bem como da intransitabilidade na estrada de Macomia-Auasse que liga os distritos da zona norte de Cabo Delgado devido a subida dos níveis das águas”, disse.
Deixe uma resposta