Eleições Gerais 2024: Eleitores na Zambézia e Alemanha vão votar amanhã

Eleições Gerais 2024: Eleitores na Zambézia e Alemanha vão votar amanhã

O porta-voz da Comissão Nacional de Eleições (CNE) Paulo Cuinica, anunciou, hoje, em Maputo, que os círculos eleitorais da Maganja da Costa e Gilé, na Zambézia, e Berlim, na Alemanha, vão poder exercer os seus direitos de voto, amanhã, sábado.

Na província da Zambézia, a votação vai decorrer em 28 mesas e contará com o envolvimento de mais de 200 Membros de Mesas de Voto. Por lá vão votar cerca de 12.503 eleitores.

Essa extensão de prazo para as eleições se deve ao facto de, na Zambézia, os Membros das Mesa de Voto reivindicarem os seus subsídios de alimentação.

Além disso, se verificou o desaparecimento de cinco quites de votação, tendo, entretanto, sido recuperados dois, no distrito de Derre. Isso levou a que 23 mesas de votação não fossem abertas na Zambézia, sendo quatro na Maganja da Costa e 19 no distrito de Gilé.

E, na Alemanha, se verificou o atraso da chegada de material de votação, que se previa chegar no dia 06. Na verdade, a Alemanha considerou o material como carga perigosa, nomeadamente a tinta indelével. Isso levou a que a carga tivesse de ser transportada por via terrestre. Só chegou no dia 10, ontem. Por lá vão votar cerca de 670 eleitores.

“Portanto, amanhã vai se concluir o processo eleitoral de votação, na Zambézia das 7 horas às 18 horas. Na Alemanha, as urnas vão abrir às 9 horas e encerrar às 21 horas”, disse.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.