O partido Renamo disse hoje em Maputo que não reconhece os resultados das eleições autárquicas proclamadas pelo Conselho Constitucional (CC) e convoca a população para as manifestações.
O presidente da Renamo, Ossufo Momade, disse hoje em conferência de imprensa que os resultados anunciados ontem pelo CC que dão a vitória à Frelimo em 56 autarquias é uma vergonha para a democracia e encoraja a população a sair à rua para se manifestar.
“Como é que o Conselho Constitucional proferiu o acórdão dando a vitória à Frelimo em Maputo, quando esta não ganhou em Maputo e todos vocês sabem”, disse Ossufo Momade.
O líder máximo da Renamo acusou ainda o CC de se posicionar contra a vontade popular e aliar-se ao partido no poder ao ignorar todos os factos que comprovam a fraude eleitoral.
Questionou igualmente o facto de a decisão judicial sobre as eleições autárquicas não ter mencionado os alegados crimes cometidos por agentes da polícia e por membros dos órgãos eleitorais, limitando-se a referir “ilícitos cometidos por alguns cidadãos”.
Avançou que a Renamo vai recorrer a vários organismos internacionais para que a “verdade eleitoral” seja reposta, sustentando que “não pode haver uma democracia para Moçambique e outra para a União Europeia”.
Momade foi mais longe e acusou o partido Frelimo de intimidar o corpo diplomático acreditado no País e as organizações internacionais para não manifestar as suas posições em relação à fraude eleitoral do dia 11 de Outubro.
Deixe uma resposta