Eleições autárquicas: Frelimo agradece “confiança” e promete respeitar Conselho Constitucional

Eleições autárquicas: Frelimo agradece “confiança” e promete respeitar Conselho Constitucional

A Frelimo, partido no poder em Moçambique, reiterou ontem, que vai respeitar as decisões do Conselho Constitucional (CC) face às contestações da oposição sobre os resultados das eleições autárquicas, agradecendo pelo “voto de confiança“.

“Temos consciência de que ainda há processos que correm tramites em tribunais e no Conselho Constitucional (CC). A Frelimo continuará a aguardar com muita serenidade pelo desfecho desses processos e, tal como sempre temos dito, respeitaremos as decisões que forem tomadas pelas instituições competentes”, disse o secretário-geral do partido, Roque Silva, citado pela Lusa, durante uma conferência de imprensa em Maputo, pouco depois do anúncio dos resultados das sextas eleições autárquicas.

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) de Moçambique anunciou hoje a vitória da Frelimo, partido no poder, em 64 das 65 autarquias do país, enquanto o MDM, terceiro maior partido, ganhou apenas na Beira.

De acordo com a legislação eleitoral moçambicana, os resultados do escrutínio, fortemente contestados pela oposição, ainda terão de ser validados e proclamados pelo Conselho Constitucional, máximo órgão judicial eleitoral do país.

Roque Silva disse que a Frelimo tem consciência de que o processo de confirmação de resultados ainda não terminou, parabenizando o MDM pela vitória na cidade da Beira, em Sofala, centro de Moçambique, e referindo que o seu partido reconhece o êxito daquela força e que vai dar o seu contributo para os programas de desenvolvimento local.

“Não é pelo facto de não termos ganho eleições na cidade da Beira que deixaremos de dar a nossa contribuição para o seu crescimento. Parabéns, MDM, pela vitória”, declarou Roque Silva.

Agradecendo o “voto de confiança” depositado no seu partido, Roque Silva referiu que a vitória da Frelimo resulta de um “trabalho que foi estruturado desde que terminaram as eleições autárquicas de 2018”, saudando os membros e simpatizantes do partido pelo “trabalho árduo realizado”.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.