A Electricidade de Moçambique (EDM) pretende realizar mais de 20 mil ligações domiciliárias, ainda este ano, na província de Nampula, no âmbito do programa do Governo “Energia para Todos” e PROENERGIA, com o objectivo de prover luz eléctrica da rede nacional a toda a população moçambicana até 2030.
As ligações deverão beneficiar maioritariamente às famílias que vivem nos bairros em expansão a redores da cidade de Nampula “e às dos postos administrativos que recentemente beneficiaram de ligações eléctricas da rede nacional”, segundo avança o jornal Notícias.
No ano passado a ambição foi de electrificar 20 mil lares e, de acordo com o Director da EDM para Área de Serviço ao Cliente em Nampula, Eduardo Pinto, a meta foi ultrapassada devido à isenção de pagamento anunciada pelo Presidente da República.
Para a realização deste novo plano estão a ser mobilizados materiais eléctricos como postes de iluminação, cabos, postos de transformação, entre outros.
“Os postes poderão estar cá até a próxima semana”, previu Pinto.
Nos finais do ano passado, a EDM ressentiu-se da falta de material eléctrico “que vem de fora do país”, mas este ano “temos um cronograma de recepção sem interrupções”.
Eduardo Pinto assegurou, por outro lado, que o Posto Administrativo de Chinga, no distrito de Murupula, também vai beneficiar de electrificação.