EDM projecta estabelecer 60 mil novas ligações de energia ainda este mês

O administrador da área Comercial, Distribuição e Informática da Electricidade de Moçambique (EDM), Francisco Inroga, garante que cerca de 60 mil novas ligações de energia eléctrica deverão ser estabelecidas este mês no âmbito do projecto “Energia para Todos”.

Segundo Inroga, que falava esta quinta-feira, no lançamento da campanha de electrificação em massa, a iniciativa está orçada em cerca 300 milhões de dólares e é suportada pelo Governo e parceiros.

Só de Janeiro a Novembro foram efectuadas pouco mais de 249 mil, das 320 mil que a Electricidade de Moçambique (EDM) prevê este ano. Até ao momento, faltam apenas 60 mil novas ligações para atingir a meta de 320 mil e todas as condições estão criadas para o efeito”, disse a fonte.

Ainda no âmbito deste programa, o administrador da área Comercial da EDM, fez saber que a segunda fase, que vai arrancar no próximo ano, prevê um investimento de cerca de 400 milhões de dólares, sendo que o Governo deve buscar fundos para garantir a sua cobertura até 2030.

“Nos próximos quatro anos pretendemos atingir cerca de 60% da electrificação do país, sendo que até 2030 vamos chegar ao acesso universal. Neste momento estamos a cerca de 32% da meta”, garantiu responsável.

Contudo, aquele gestor frisou também, que o programa “Energia para Todos” visa acelerar a electrificação, por um lado, e evitar que os clientes se aproximem às instalações da EDM para cumprir todo o processo burocrático, por outro.

Partilhar este artigo