EDM com prejuízo 6.7 mil milhões de Meticais em 2022

EDM com prejuízo 6.7 mil milhões de Meticais em 2022

A Eletricidade de Moçambique, empresa pública, (EDM) registou um prejuízo de 6.7 mil milhões de Meticais em 2022, refere um comunicado de imprensa que o MZNews teve acesso.

Segundo o Presidente do Conselho de Administração da EDM, Marcelino Alberto, que falava ontem, num encontro de balanço de exercício económico referente ao ano 2022, os resultados negativos devem-se à ocorrência dos Ciclones Ana e Gombe, nas Regiões Centro e Norte do País, que provocaram danos avultados às infra-estruturas da Empresa.

“No mesmo período, os impactos do roubo de energia e vandalização de infra-estruturas eléctricas contribuíram negativamente no desempenho da Empresa”, disse o PCA da EDM citado no comunicado.

Mas nem tudo foi negativo para a empresa pública. Por exemplo, em matérias de realizações, Marcelino Alberto fez saber que a Empresa transpôs os 7,694GWh de energia fornecida à Eléctrica Nacional (REN) no ano de 2021, passando para 8,146GWh, em 2022, o que representa um crescimento na ordem dos 6%

No que concerne à expansão de energia, a fonte revelou que no ano passado, foram ligados à Rede Eléctrica Nacional 11 Sedes de Postos Administrativos. Já no âmbito do Programa Energia para Todos (ProEnergia), a EDM ultrapassou, pela segunda vez consecutiva a meta anual de 320 mil novas ligações, tendo alcançado a cifra de 356,640 mil novas ligações.

“O número de clientes da Empresa passou de 2,588,588, em 2021, para 2,936,751, em 2022, o que representa um crescimento de 14%. A Taxa de Acesso Doméstico da População à Rede Eléctrica Nacional registou um aumento em 4 pontos percentuais, passando de 39%, em 2021, para 43%, em 2022”, informou o PCA da EDM.

E em termos de desafios, é ambição da EDM, nos próximos anos, consolidar a liderança no negócio de energia eléctrica na África Austral, com o objectivo de ganhar o mercado do continente africano.

“Os desafios do sector em que actuamos devem continuar a determinar uma gestão cada vez mais criteriosa, através de reformas e modernização dos serviços, bem como a adopção de uma cultura organizacional que incentiva, sobretudo, a produtividade, o trabalho em equipa e a superação de metas, a todos os níveis”, instou o responsável.

Importa referir que os resultados debatidos na Reunião Nacional de Balanço das Actividades da EDM serão apresentados ao accionista, Instituto de Gestão das Participações do Estado (IGEPE), em sede da reunião da Assembleia Geral.

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