EDM aposta nas energias renováveis

Os níveis de energia fornecidos ao país pela Electricidade de Moçambique (EDM) deverão aumentar nos próximos tempos com a aposta da empresa em projectos para a diversificação da sua matriz energética e energias renováveis, disse, esta quarta-feira, em Maputo, o Presidente do Conselho de Administração (PCA) da empresa.

O objectivo é incrementar os níveis de produção de energia e garantir a sua qualidade, fiabilidade e segurança.

A EDM e seus parceiros de cooperação vão viabilizar a implementação do projecto da Central Térmica de Temane de 450MW, que poderá proporcionar um ambiente mais apetecível para investimentos industriais no país, bem como colocar Moçambique como polo de geração de energia eléctrica na África Austral.

“A concretização da iniciativa de Temane traduz a materialização da primeira fase do projecto de espinha dorsal de Transporte de Energia Eléctrica Tete-Maputo, que vai interligar os sistemas de transporte de energia do sul, centro e norte do país”, disse, Marcelino Gildo, durante a cerimónia de lançamento da campanha de comemorações do 45.° aniversário da empresa.

Segundo o PCA, quando a 27 de Agosto de 1977 a EDM herdou os serviços de electrificação do país, e nessa época apenas quinze distritos estavam ligados à rede eléctrica nacional.

Em 2018, a empresa concluiu o plano de electrificação das 154 sedes distritais e hoje encontra-se focado em levar energia a todas as sedes dos postos administrativos, até 2024.

“A nossa meta é o acesso universal à energia a todos os moçambicanos, até 2030, numa altura em que a taxa de electrificação nacional é de 39 porcento, cobertura correspondente a apenas 12 milhões de moçambicanos”, destacou.

Partilhar este artigo