A Procuradora-Geral da República (PGR), Beatriz Buchili, prometeu nesta quarta-feira, entregar os documentos exigidos pelo tribunal de Londres para evitar a anulação do caso das dívidas ocultas.
Buchili, que falava na cidade da Praia, que se encontra de visita oficial a convite do seu homólogo cabo-verdiano, José Luís Landim, avançou que o envio de documentos ao Tribunal Comercial de Londres será feito ainda a tempo de o juiz britânico decidir pela anulação do caso.
“Eu não sei se está em risco, porque nós neste momento estamos numa tramitação do processo numa fase interlocutória de divulgação de documentos e nós estamos a trabalhar nesse sentido”, afirmou Beatriz Buchili, citada pela Lusa.
Recorde-se que, em Março, um juiz britânico admitiu anular o caso das dívidas ocultas em curso no Tribunal Comercial de Londres devido ao incumprimento de Moçambique na partilha de documentos relevantes na preparação para o julgamento em Outubro.
O juiz Robin Knowles criticou a falta de envolvimento dos advogados britânicos que representam a República de Moçambique no processo de selecção de documentos oficiais e urgiu a Procuradoria-Geral da República (PGR) moçambicana a providenciar maior acesso.
Entretanto, para a Procuradora “é verdade que é um processo que tem que fazer recolha em várias instituições e temos prazos processuais, mas nós estamos a fazer face para conseguir cumprir com os procedimentos legais”.
Deixe uma resposta